Contas do Ministério da Saúde não fecham para vacinação infantil
Queiroga prometeu 20 mi de doses até março, mas país tem 20,5 mi de crianças, segundo estimativa do IBGE
SBT News
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, na manhã desta 5ª feira (13.jan), que até o fim de março, 20 milhões de doses da vacina pediátrica da farmacêutica Pfizer vão chegar ao Brasil. O pronunciamento foi feito durante a entrega do primeiro lote de 1,2 milhão de doses de imunizantes para crianças de 5 a 11 anos, em Guarulhos, no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde.
"Até o fim de março teremos 20 milhões de doses da vacina infantil. A vacina poderá ser aplicada nos filhos dos pais que assim desejarem, atendendo os critérios estabelecidos pela Anvisa", diz o ministro.
As vacinas chegaram, na madrugada desta 5ª feira, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. A remessa trouxe 1.248 milhão de doses e vai compor, segundo o ministro da Saúde, o total de 4,3 milhões de vacinas recebidas em janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A promessa de 20 milhões de doses até o fim de março leva em conta somente a primeira dose pediátrica, já que, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2010, são cerca de 21,8 milhões de crianças no país. Já as projeções de população do instituto estimam que, em 2021, o país tinha 20,5 milhões de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, o correspondente a 9,6% da população e 500 mil crianças a mais que o planejado para março.
De acordo com o Ministério da Saúde, vão ser 4,3 milhões de doses entregues em janeiro, 7,3 milhões em fevereiro e 8,4 milhões em março, para completar as 20 milhões de imunizantes pediátricos.
No entanto, com o intervalo de oito semanas entre as duas doses da vacina pediátrica, a conta não fecha. Sem previsão para a compra da segunda dose do imunizante, que deve ser aplicado entre os meses de março, abril e maio nas crianças que receberam as vacinas, respectivamente, em janeiro, fevereiro e março, a segunda dose da população infantil não está garantida.
Cidades e estados já se preparam para o início da imunização de crianças. A prefeitura de São Paulo informou, nesta 5ª feira (13.jan), que a vacinação infantil contra a covid-19 deve ser iniciada a partir da próxima 2ª feira (17.jan). De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição segue o critério populacional. Por isso, São Paulo, unidade federativa mais populosa, receberá mais de 1/5 das doses. Após a entrega dos imunizantes pelo Ministério da Saúde, estados e o DF vão estabelecer o calendário para iniciar a vacinação de crianças.
Os imunizantes pediátricos chegam ao país quase um mês após o uso ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 16 de dezembro.
Do Centro de Distribuição, em Guarulhos, as doses vão ser levadas para o Distrito Federal, estados e municípios. O Ministério da Saúde afirma que para 2022, o Governo Federal assinou um contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses da Pfizer, mas a pasta não esclareceu se vai haver o acordo para que a farmacêutica forneça mais vacinas pediátricas.
Saiba mais: