Ministério da Saúde define plano de imunização de crianças
Anvisa já aprovou versão da vacina contra a covid-19 para público de 5 a 11 anos
Edney Freitas
O ministério da Saúde vai divulgar nesta quarta-feira (05.jan) como será feita a imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19. Até agora, a previsão é que o plano seja divulgado a tarde.
Ontem (04.jan), uma audiência discutiu o assunto e informado o resultado da consulta pública aberta para ouvir a sociedade. Cerca de 100 mil pessoas opinaram e se posicionaram a favor da vacina pediátrica. Além disso, a maioria é contra a exigência de prescrição de médica e assinatura de termo de consentimento para que as crianças recebam as doses.
A vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é da Pfizer. Ela possui uma dosagem menor e os frascos terão tampa de cor laranja. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga já anunciou que as doses pediátricas vão chegar ao país na segunda quinzena deste mês.
Médicos afirmam que vacinar esse grupo é mais uma frente importante no combater ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Além disso, proteger crianças diante do surgimento de novas variantes, como a ômicron.
Expectativa
Em outubro, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo.
Apesar das diferenças de dosagens e frascos, o princípio ativo é o mesmo utilizado na vacinação de pessoas acima de 12 anos de idade. Em tese, devem ter prioridade, crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência.
Depois, deve começar a imunização por idade, em ordem decrescente, ou seja, os primeiros a serem vacinados seriam crianças de 11 e 10 anos, seguindo até alcançar os pequenos de 5 anos de idade.