Chuva provoca novos estragos no Norte e Nordeste do país
Seis municípios permanecem em alerta no Maranhão
A chuva provocou novos estragos pelo país. Em Imperatriz, no Maranhão, já são quase 900 pessoas afetadas pelos temporais. O dia foi de limpeza para quem teve a casa tomada pela enchente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É só limpar e tirar as coisas da menina daí e caçar outra casa para morar", disse um popular. Enquanto alguns estão no trabalho de limpeza, muitas famílias permanecem em abrigos. Isso porque o nível do Rio Tocantins está mais de nove metros acima do normal, e enquanto a água não baixa, é assim que as pessoas vão se virando.
"A gente passa o Ano-Novo aqui. O aniversário da minha filha é um dia antes do Ano-Novo. Não foi nada do jeito que a gente planejou", pontuou a dona de casa Carolina da Silva. Uma cratera de dez metros de diâmetro provocou a interdição de um trecho da BR-010, rodovia que liga o Distrito Federal ao Pará.
Segundo o Corpo de Bombeiros, além de Imperatriz, outros cinco municípios permanecem em alerta no Maranhão. "A gente não tem previsão de descida desse nível de água. Descida pelo menos de forma considerável, a comunidade ter segurança de retornar para o local", disse o coronel Wilni Lima, do Corpo de Bombeiros.
No Pará, comportas da usina hidrelétrica de Tucuruí foram abertas para manter a segurança na operação. No município de Marabá, a prefeitura decretou estado de emergência por causa das cheias dos rios. Em Parauapebas, a via de acesso à cidade cedeu e moradores tiraram os pertences de casa às pressas.
No norte do Tocantins, o nível dos rios ainda está subindo. Quase 900 pessoas foram afetadas pelos temporais. Em Teresina, 230 famílias estão desabrigadas. A água invadiu as residências e moradores usaram uma canoa para tentar salvar os móveis.
Veja também: