Publicidade
Brasil

Estados se recuperam de estragos provocados por temporais

Na Bahia, chuvas deixaram pelo menos 26 mortos e 518 feridos

Imagem da noticia Estados se recuperam de estragos provocados por temporais
Pessoas em frente a área alagada (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Subiu para 26 o número de mortos pela chuva, na Bahia. Uma comitiva do Governo Federal chegou ao sul do estado, nesta 2ª feira (3.jan), com 23 médicos para assistência à população. No total, há ainda 30.915 desabrigados, 62.731 desalojados e 518 feridos pelas enchentes provocadas pelas fortes precipitações. Outros estados do nordeste e da região norte também se recuperam dos estragos provocados pelos temporais dos últimos dias.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Foram 12 horas de chuva, sem parar, em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. Os moradores que residem às margens do Rio Tocantins tiveram que retirar os pertences de casa às pressas. O nível das águas subiu muito rápido. "Para pegar na cintura foi de repente. Foi questão de quatro horas", disse a dona de casa Luandra Rodrigues.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre domingo (2.jan) e 2ª feira (3.jan), choveu na cidade mais de 125 milímetros, o triplo do previsto para todo o mês de janeiro. "Por isso que nós estamos triando logo as coisas tudo, porque está correndo o risco de mesmo chegar no teto a água ai", afirmou o barbeiro Carlos Henrique. Essa é uma das maiores cheias do Rio Tocantins nos últimos anos Maranhão, e o nível das águas já superou os 10 metros de altura. Mais de 730 pessoas estão desabrigadas em Imperatriz e, de acordo com a meteorologia, a previsão é de mais chuva para os próximos dias.

Além do maranhão, outros estados das regiões norte e nordeste registraram estragos por causa dos temporais. No Tocantins, 1.252 pessoas já foram afetadas nos 35 municípios atingidos. Na cidade de São Bento, um parque ficou completamente alagado. Motoristas se arriscaram ao passar pela rua inundada. Em São Miguel do Tocantins, o rio transbordou e água avançou pelas ruas. Já em Jericoacoara, no litoral cearense, o acesso à praia foi tomado pela enxurrada.

O temporal assustou moradores e turistas, que tiveram que esperar a água escoar para sair das casas e hotéis. Em Teresina, um carro foi arrastado pela correnteza e só parou quando bateu em um container. O motorista foi resgatado pelo corpo de bombeiros. Na zona leste da capital, o veículo dirigido por um chefe de cozinha caiu nesta galeria. Quatro passageiros foram retirados por moradores, mas o motorista João Marcelo, de 37 anos, morreu afogado. "Um ser muito inteligente, um pai incrível. Todo mundo sabe como ele amava a filha dele a família toda", disse Nayade Ribeiro, amiga dele.

A forte chuva que atinge o Piauí desde a virada do ano ainda fez outras vítimas. No interior do estado, na zona rural de Altos, cinco pessoas da mesma família morreram no dia 1º de janeiro. O carro onde elas estavam não conseguiu atravessar pela rua alagada.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade