Em Minas Gerais, já são 124 cidades em situação de emergência por causa da chuva
Cerca de 13 mil pessoas tiveram que sair de casa. A região norte é a mais prejudicada
O governo do estado de Minas Gerais confirmou que subiu para 124 o número de cidades em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado, principalmente a região norte. De acordo com a Defesa Civil, o número é referente ao período entre outubro e dezembro deste ano. Seis pessoas morreram e 2.683 ficaram desabrigadas neste período. Outras 11.337 ficaram desalojadas.
Em Rio Pardo de Minas, cidade com pouco mais de 30 mil pessoas, 17 residências foram interditadas e 64 pessoas estão desalojadas. Com o transbordamento do rio que corta a cidade, comércios e casas foram invadidas pela água.
Cerca de 200 militares foram direcionados para as áreas afetas para prestar os serviços de vistoria de risco de inundação, alagamento e enxurrada; análise de risco de desabamento; salvamento e vistoria de barragens.
Estradas
Técnicos do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) trabalham para liberar as pistas o mais rápido possível. Em Salinas, por exemplo, há interdições em trechos da LMG-625 e tráfego em meia pista na LMG-627 e LMG-626. Equipes trabalham nos locais para remover lama e auxiliar os motoristas nos pontos em que houve queda de barreira.
No caso de Pedra Azul, todas as rodovias não pavimentadas estão com tráfego precário devido à existência de atoleiros, sendo possível o trânsito somente durante os períodos de maior estiagem. Equipes do DER-MG também trabalham em outros trechos, como LMG-601, entre Almenara e Mata Verde, afetada pela cheia dos rios, LMG-630, em Bandeira, onde houve queda de barreira e o tráfego segue em meia pista.
Recursos
O Governo de Minas liberou R$ 1,2 milhão de reais para compra de cestas básicas emergenciais para atendimento aos atingidos. Cerca de R$ 900 mil foram enviados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), para aquisição de kits de higiene, limpeza e colchões.
Como ajudar
Para doar, basta procurar qualquer unidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As doações também podem ser encaminhadas diretamente no depósito da Cedec, localizado no complexo do 5° Batalhão da PM, bairro Gameleira, em Belo Horizonte (MG).