Chuvas darão trégua à Bahia na 4ª, mas vão se espalhar por outras regiões
Segundo meteorologista do Inmet, previsão é de que os temporais se espalhem e cheguem ao centro do país

Roseann Kennedy
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho apontando a permanência dos temporais no sul da Bahia e norte e nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo até esta 3ª feira (28.dez). Somente a partir da 4ª feira (29.dez), segundo o meteorologista Mamedes Melo, as chuvas vão começar a se espalhar. "Ao longo da semana a chuva diminuirá nessa região e na virada do ano vai dar uma trégua", informou.
Por enquanto, o alerta ressalta que há acúmulo de chuva superior a 60 mm/h ou 100 mm/dia. "Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", ressalta o comunicado.
Em entrevista ao SBT News, Mamedes Melo destacou que, nos dias 29, 30 e 1º, os temporais estarão concentrados no centro do país, em Tocantins, no sul do Pará e sudeste do Amazonas. Rondônia e Acre também podem ser afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou, também, uma série de orientações aos moradores das regiões que estão sofrendo com as enchentes:
- Desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Tragédia
O governo da Bahia informou nesta 2ª feira (27.dez) que 20 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no sul do estado e 358 ficaram feridas. Cerca de 470 mil pessoas foram afetadas em 100 cidades, 31.405 ficaram desabrigadas e 31.391 desalojadas.
Saiba mais: