Pacientes esperam atendimento deitados em gramado de UPA na Grande SP
Prefeitura usará UBSs para atender pessoas com sintomas respiratórios leves
SBT News
Imagens que circulam nas redes sociais geram revolta em internautas ao mostrar pacientes esperando atendimento deitados no gramado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, devido à lotação do local. Os registros foram feitos na última 3ª feira (21.dez).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O absurdo que se encontra a saúde em Guarulhos, a população aguardando para ser atendido na UPA São João, total descaso", escreveu um homem no Twitter. "Meu Deus que absurdo, cadê o que se diz prefeito de Guarulhos que finge não estar vendo isso", pontuou uma mulher no Facebook. Em nota eviada ao SBT News, a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos disse que "constatou um grande crescimento na procura de pessoas com sintomas da síndrome gripal H3N2 nas unidades de saúde de Guarulhos, o que vem causando grandes filas e demora no atendimento". A entidade ressaltou ainda que "o mesmo ocorre em hospitais particulares e em postos de atendimento de planos de saúde privados do município".
Já em comunicado divulgado na 4ª feira (22.dez), a prefeitura afirmou que "diante do aumento significativo de indivíduos com sintomas respiratórios em Guarulhos, a partir desta quinta-feira (23), das 8 às 16h, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto a UBS Alvorada, estarão, inicialmente por três semanas, voltadas ao atendimento médico e de enfermagem dos pacientes com sintomas respiratórios leves referenciados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Atendimentos (PA)".
Ao buscar atendimento em UPAs ou PAs, então, diz a prefeitura, a pessoa com sintomas gripais levae será encaminhada para a Atenção Básica, "que estará apoiando as unidades de urgência e emergência". "Por esse motivo, as UBSs suspenderão os agendamentos programáticos dos médicos e enfermeiros, com exceção dos atendimentos para gestantes, puérperas e crianças de até 1 ano de idade. A vacinação contra a covid-19, bem como a vacinação de rotina serão realizadas normalmente", completa a nota
Enquanto isso a saúde em Guarulhos (Foto tirada do UPA no Jardim São João).Revoltante ver essa dinheirama toda indo para os cofres dos partidos, muitos deles que ajudaram a saúde de Guarulhos chegar a esse ponto! pic.twitter.com/wl9zLpNltF
? Elisângela Galo BOLSORINGA ???? ?? (@GaloElisaSousa7) December 22, 2021
Veja também: