Depois de mais de 24h, aplicativo ConecteSUS ainda apresenta falhas
O aplicativo mostra comprovação da vacinação da covid-19; ontem o app foi hackeado
Após mais de 24 horas do ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS, o aplicativo que mostra o comprovante de vacinação contra a covid-19 ainda não voltou a desempenhar esta função. A mensagem que aparece onde antes era divulgado a comprovação da imunização é para que o usuário aguarde 10 dias úteis para que o registro de vacina apareça no ConecteSUS.
O site do ConecteSUS, que também mostra o comprovante de vacinação, ainda está fora do ar. A plataforma do Ministério da Saúde já está ativa novamente e com os dados atualizados.
O e-SUS Notifica, sistema de notificação de casos de covid-19, e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), que mostra a cobertura vacinal de outras doenças, também foram hackeados. Até o momento, destes últimos dois, somente o SI-PNI voltou ao ar, o e-SUS Notifica continua sem acesso.
O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque hacker aos sites. No dia do ataque (10.dez), durante a madrugada, as plataformas do Ministério da Saúde e do ConecteSUS tinham uma mensagem informando sobre o suposto sequestro de 50 TB de dados. "Nos contate caso queiram o retorno dos dados", dizia a imagem.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, nesta última 6ª feira (10.dez), que o ataque hacker é uma atitude criminosa. "Uma atitude criminosa, de um hacker, que tá sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido", afirmou. Além disso, o ministro informou que os dados de vacinação não serão perdidos.
Saiba mais: