Robô para limpeza de dutos do pré-sal vence prêmio de inovação
A tecnologia promete economizar bilhões de reais na substituição de dutos danificados
O robô Annelida para limpeza de dutos de petróleo do pré-sal foi o projeto vencedor do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020, em cerimônia na cidade do Rio de Janeiro. Em sua sétima edição, concorreram 213 projetos de empresas petrolíferas e 90 instituições de pesquisa credenciadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O petróleo é retirado do solo a uma temperatura de 60ºC a 70ºC, mas se resfria ao passar pelo oceano, em percurso de até 7 km, podendo chegar à temperatura de 4ºC. Esse resfriamento faz com que o óleo se solidifique e libere hidratos e parafinas, que aderem à parede do duto. Com isso, quando em operação, Annelida promete reduzir "perdas estimadas em bilhões de reais na substituição de dutos danificados e em lucros cessantes".
O projeto foi criado por membros do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambos da Universidade de São Paulo (USP), e do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), que é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) sediados na USP em São Carlos.
A nota publicada pela USP explica que a complexidade do projeto exigiu, somente na primeira fase, o desenvolvimento de 14 novas tecnologias. Atualmente o projeto está na fase 2, que prevê a realização de testes em campo.
"Cada uma dessas equipes trabalha em uma parte do desenvolvimento do robô. A nossa responsabilidade é garantir a confiabilidade do sistema (Análise de Risco), utilizando técnicas da Engenharia, Matemática Aplicada e sobretudo, Estatística", explicou Francisco Louzada Neto, professor do ICMC e coordenador de transferência de tecnologia do Cemeai que integra a equipe.