Consultas com urologistas caíram 33,5% na pandemia
Em 2020, houve diminuição também no número de cirurgias para retirada da próstata por câncer

SBT Brasil
Muitos homens deixaram de ir ao médico na pandemia. As consultas com urologistas caíram 33,5% em 2020 na rede pública. Um dado preocupante, já que o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O estudante Gabriel Santos tomou a vacina contra o HPV, vírus transmitido sexualmente que, se não tratado, pode evoluir para câncer de colo de útero nas mulheres e de pênis nos homens. No Brasil, é dada antes do início da vida sexual. Segundo o jovem, "depois que começa a vida de sexual ativa, a pessoa muito provavelmente pode pegar o vírus e, para isso, ela precisa se prevenir, e a vacina está aí justamente para isso".
Um homem de 34 anos que não quer ser identificado passou a se consultar com o urologista após ser contaminado com HPV. "Antes eu não tinha esse hábito, isso tudo começou a partir do momento que eu descobri algumas lesões. A gente pensa que é só isso, que a gente precisa só procurar o urologista nessa época, mas não é bem assim que funciona. O quanto antes a gente começa a se cuidar, melhor a gente vai viver", pontua.
+ Clínica ajuda a aumentar autoestima de mulheres com câncer de mama
Mas nem sempre os homens são tão assíduos aos serviços de saúde. Durante a pandemia então, nem se fala. Agora, durante o Novembro Azul, mais do que nunca, é tempo de lembrá-los de um outro inimigo: o câncer de próstata. Em 2020 houve queda também (21,5%) nas cirurgias para retirada da próstata por câncer. No mundo, o tumor tem um alto índice de cura.
Segundo Danilo Galante Moreno, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), "no Brasil, grande parte dos pacientes são diagnosticados já numa situação com metástase". Ainda de acordo com ele, "em três a cinco anos, a gente vai ter uma ressaca de casos, que vão estar chegando muito mais graves, do que se a gente tivesse feito o diagnóstico hoje".
Veja também: