Após muita polêmica, estátua 'Touro de Ouro' da B3 foi removida em SP
Órgão da prefeitura paulistana considerou obra como publicidade irregular e Bolsa de Valores B3 foi multada
SBT News
A Bolsa de Valores brasileira B3 removeu na noite de 3ªfeira (23.nov) a polêmica escultura Touro de Ouro que estava em frente ao seu prédio, na região central de São Paulo. Isso aconteceu porque a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, da Secretaria Municipal de Urbanismo de São Paulo considerou a obra irregular.
+ Prefeitura de São Paulo decide remover "Touro de Ouro"
+ Estátua do 'Touro de Ouro' da B3 amanhece com cartaz 'fome'
+ B3 inaugura em SP "Touro de Ouro" semelhante ao de Wall Street
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O órgão municipal considerou que a estátuaa estava sem licença urbanística e foi percebido que era publicidade irregular. A Subprefeitura da Sé deve definir uma multa pela irregularidade.
A CPPU avaliou que a estátua se tratava de uma peça publictária está associada ao economista Pablo Spyer, que também é influenciador digital. A instituição pública que decide sobre como a paisagem urbana pode sofrer intervenções de acordo com a Lei Cidade Limpa.
Estátua polêmica
Desde o primeiro dia que a obra foi instalada, o Touro da B3 foi motivo de muita discussão, polêmica, protesto e chacota nas redes sociais.
A estátua foi pichada e amanheceu com um cartaz de protesto escrito fome, foi pichada e um movimento social fez um churrasco em uma das madrugadas para o povo de rua.
A CPPU decidiu sobre a remoção após uma votação divida, por 5 a 4, onde parte da comissão votou pela permanência da obra, porque atraiu o público da região central, trazendo benefícios ao comércio, após às restrições da pandemia de covid-19, e do outro lado, que definiu a remoção porque feria a lei cidade limpa.
O "Touro de Ouro" foi construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva. A escultura tem mais de cinco metros de comprimento, três de altura e dois de largura.
O touro brasileiro foi uma alusão à obra Charging Bull, o Touro de Wall Street, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O touro 'gringo' significa que touro que ataca, em investida, em alusão a bolsa de valores norte-americana.