Publicidade
Brasil

INSS: mais de 85 mil beneficiários podem deixar de receber o auxílio-doença

Segurados estão sendo convocados desde agosto para realizar perícias médicas; prazo termina dia 19

Imagem da noticia INSS: mais de 85 mil beneficiários podem deixar de receber o auxílio-doença
Perícia pode ser agendada pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela internet| Reprodução/Governo Federal
• Atualizado em
Publicidade

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o auxílio por incapacidade temporária -- antigo auxílio-doença -- têm até a próxima 6ª feira (19.nov) para agendar a perícia médica. Os segurados foram convocados pela operação pente-fino do órgão, que verifica possíveis irregularidades no programa. Se perderem o prazo, 85.191 pessoas podem deixar de receber o benefício.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em agosto, o INSS convocou 170 mil beneficiários que estavam há pelo menos seis meses sem passar por uma nova perícia médica. No fim de setembro, 95.588 foram convocados, via publicação no Diário Oficial da União, para agendar a reavaliação do benefício, já que ainda não tinham marcado o exame. Destes, apenas 10.397 fizeram o agendamento.

Segundo o instituto, a perícia pode ser agendada pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do INSS na internet. O beneficiário deverá apresentar a carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional) e a descrição da doença.

No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da interrupção, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade