Chegada do 5G pode revolucionar empresas e hospitais
Aposta na nova tecnologia deve trazer inovações nos mais diversos setores
SBT Brasil
A chegada do 5G não vai revolucionar apenas a comunicação. Empresas e hospitais apostam na nova tecnologia para otimizar processos e reduzir a desigualdade. A partir de janeiro, exames médicos vão poder ser realizados remotamente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Hospital das Clínicas de São Paulo vai testar o 5G para examinar à distância moradores de regiões isoladas na cidade de Santarém, no Pará. Os equipamentos portáteis irão de barco a locais onde nenhum médico chega. Lá, pessoas serão treinadas para o exame.
"Vai melhorar o acesso de uma população que hoje está excluída ou tem dificuldade de conversar com seu médico, seu profissional de saúde. Vai diminuir as desigualdades, porque isso vai possibilitar capacitar profissionais em diferentes regiões do país" afirma Marcos Menzes, médico radiologista.
O 5G também vai acelerar processos na indústria. Em uma fábrica da Siemens, na Alemanha, os robôs estão na linha de produção, conectados ao 5G. Segundo o engenheiro de desenvolvimento de negócios da empresa, Robson dos Santos, isso não é necessariamente uma ameaça aos empregos.
"Operações repetitivas podem e devem ser substituídas por máquinas, e a gente traz o ser humano pra fazer e operar soluções para onde ele tem o diferencial. O diferencial ali do tato, do sentimento e da lógica humana", afirma o engenheiro.