Estudo mostra que principal uso do solo brasileiro é com pastagens
Área equivale a mais de seis vezes o tamanho do estado de São Paulo, com 154 milhões de hectares
SBT Brasil
Um estudo divulgado nesta 4ª feira (13.out) mostra que o principal uso do solo brasileiro é com pastagens, que já ocupam pelo menos um quinto da área total do país. O levantamento é da rede de mapeamento do solo, Mapbiomas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De norte a sul do país, as pastagens ocupam uma área equivalente a mais de seis vezes o estado de São Paulo. São 154 milhões de hectares cobertos principalmente por capim para alimentar rebanhos. A pesquisa foi feita com base em imagens de satélite entre 1985 e 2020 E alerta para o perigo do uso inadequado de toda essa área.
Quanto mais degradado o solo, com perda de nutrientes e erosão, mais difícil a recuperação. Pelo levantamento, nos útlimos 20 anos até houve redução nas áreas de pastagem degradadas, mas de acordo com os pesquisadores a queda não deve ser comemorada, já que a transformação de novas áreas em pastagem, ainda no início do processo de retirada de vegetação, tem sido bem mais siginificativa.
Na Amazônia, em 35 anos, o território para a pecuária avançou mais de 200% e hoje é o bioma com maior extensão de pastagens no país.