Nível do Cantareira cai para menos de 30%, o mais baixo em 5 anos
Redução do volume de água represada faz sistema paulista entrar em estado de alerta
SBT News
O Sistema da Cantareira entrou, neste sábado (2.out), em estado de alerta, com nível de armazenamento de água em 29,9%. Em situação normal, o nível dos reservatórios do sistema que abastece parte da cidade de São Paulo deveria estar em, no mínimo, 60% de volume ativo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A última vez que o sistema registrou nível de operação tão baixo foi em 2016, com 30,2%. O número, na época, ainda era maior que o divulgado nesta manhã na página oficial da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Caso o nível dos reservatórios fique abaixo de 20% nos próximos dias, a situação passa da fase de alerta para a fase especial. Um dos objetivos da categorização é sinalizar a população quanto ao grau de gravidade da crise hidrológica. No total, os mananciais do estado de São Paulo registram 37,8% de capacidade operacional.
A Sabesp informou, por meio de nota, que não há risco de desabastecimento, mas reforça "a necessidade do uso consciente da água". A projeção da empresa é que o nível dos reservatórios comece a subir com a chegada da chuva, mas a situação será reavaliada no fim da primavera.
Confira abaixo a situação dos mananciais paulistas: