SP lança campanha de conscientização sobre direito da mulher à informação
Projeções ocorrerão em prédios na Zona Sul e Zona Leste da capital
A cidade de São Paulo lança, nesta 2ª feira (20.set), a campanha "Informe Mulheres, Transforme Vidas", com projeções em dois prédios. As ações serão realizadas em Parelheiros, na Zona Sul, e em Itaquera, na Zona Leste, das 18h às 19h, com uma mensagem ressaltando a importância de saber como denunciar casos de violência contra as mulheres. As exibições também serão transmitidas pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os direitos das mulheres à informação como forma de enfretamento à violência. Na capital, o foco da campanha é o combate à violência de gênero, mobilizando os cinco Centros de Cidadania da Mulher (CCM), equipamentos qualificados para o atendimento de mulheres em situação de violência.
"Informe Mulheres, Transforme Vidas" é uma iniciativa inédita da fundação estadunidense The Carter Center. A campanha na capital é desenvolvida pelas equipes das Secretarias Municipais de Relações Internacionais, Direitos Humanos e Cidadania, de Governo Aberto de São Paulo e da Controladoria Geral do Município, em conjunto com o The Carter Center.
"É fundamental criar alternativas para que cada vez mais as mulheres possam se informar sobre seus direitos e acessar os serviços municipais de forma simples e descomplicada. Esta campanha, em parceria com o The Carter Center, traz para a cidade de São Paulo a oportunidade de falar com todas as mulheres do município para construir a igualdade de gênero e a emancipação das mulheres", informou a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.
Realização de grafites por artistas mulheres nos cinco CCMs da capital, evento de empreendedorismo, oficinas criativas de zines e cartazes, além de ações nas mídias sociais e a divulgação de um vídeo-depoimento sobre a importância de saber reconhecer e como combater a violência de gênero fazem parte das ações previstas para a campanha.
Além de São Paulo, as cidades de Atlanta (EUA), Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh), Dublin (Irlanda), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria) também foram escolhidas para desenvolverem ações midiáticas sobre acesso à informação e a participação cidadã das mulheres em seus municípios.