Publicidade
Brasil

Google faz homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

A justiça do Rio de Janeiro proibiu o governo e bolsonaristas de atacar o patrono da educação

Imagem da noticia Google faz homenagem ao centenário do educador Paulo Freire
homenagem Paulo Freire em Barra Funda
• Atualizado em
Publicidade

Paulo Freire - educador brasileiro reconhecido no Brasil e também fora do país - recebeu uma homenagem do Google neste domingo (19.set) no Doodle - versão do buscador de notícias.

Paulo Freire é homenageado pelo Doodle do Google
Homenagem do Doodle ao patrono da Educação, Paulo Freire, em seu centenário em 2021 

Pernambucano, Paulo Freire completaria hoje 100 anos e é Patrono da educação Brasileira. Ele foi condecorado em 2012 e o título foi utilizado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro para proiber que o governo fdeeral e bolsonaristas praticassem  algum "ato institucional atentatório à dignidade intelectual" de Paulo Freire. O pedido foi feito pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), que denunciou à Justiça agressões verbais e decisões institucionais nos diversos órgãos de educação contra o patrono da educação brasileira.

Nascido em Recife, Paulo Freire criou um método de alfabetização de adultos que acabou fazendo com que fosse perseguido na ditadura militar. Ao retornar o país na década de 80, continuou a defender a educação crítica e de transformação. Seu livro "Pedagogia do Oprimido" é o terceiro mais citado de todos os tempos em pesquisas da área de ciências sociais

O educador morreu em 1997, aos 75 anos, ao sofrer um ataque cardíaco devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.

O artista Raul Zito fez homenagem ao educador em obra estampada em prédio de Barra Funda em São Paulo (foto que ilustra esta reportagem).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade