China pede rigor em investigação sobre atentado ao seu Consulado no Rio
Homem ainda não identificado jogou um explosivo contra o prédio localizado na zona sul da cidade
SBT Brasil
O Consulado Geral da China pediu uma investigação rigorosa sobre o atentado contra a sede de seu Consulado no Rio de Janeiro na última 5ª feira (16.set). Os chineses querem que o culpado pelo caso seja punido e que medidas sejam tomadas para que incidentes como este não voltem a acontecer.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Câmeras de segurança gravaram um homem jogando um explosivo contra o prédio do Consulado da China, que fica localizado em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido e, até o momento, o criminoso não foi identificado.
Agentes conseguiram recolher fragmentos do artefato explosivo, que foram periciados pelo esquadrão antibomba e pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli. As investigações continuam com a tomada do depoimento de testemunhas para tentar identificar o autor do atentado.
Confira nota do Consulado Geral da China:
Em 16 de setembroà noite, um homem não identificado lançou um explosivo ao Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, causando danos no edifício. Foi um grave ato de violência ao qual o Consulado Geral da China manifesta veemente condenação. Mantendo estreita comunicação com as autoridades brasileiras, esta missão consular pede a investigação minuciosa sobre o ataque, a punição do culpado nos termos da lei e medidas cabíveis para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer.
O desenvolvimento sem sobressalto das relações sino-brasileiras corresponde aos interesses essenciais dos dois países. Não terá sucesso qualquer conspiração de pouquíssimas pessoas em destruir a amizade China-Brasil. Esperamos e temos a convicção de que o governo brasileiro tomará medidas concretas para proteger esta missão consular e seu pessoal, como prevê a Convenção de Viena sobre Relações Consulares, garantindo a segurança e a integridade das instalações e de seu pessoal.