Sem funcionários da limpeza, hospital em Brasília suspende cirurgias
Equipe do hospital HRAN está com pagamento atrasado; procedimentos de 5ª ainda não foram definidos
Viviane Costa
Com a greve dos profissionais terceirizados que fazem a limpeza e higienização em vários hospitais da rede pública de Saúde do DF, as cirurgias foram suspensas no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) nesta 4ª feira (15.set), uma vez que não há equipe suficiente para higienizar os leitos cirúrgicos.
Fotos de dentro do hospital, em Brasília, mostram o lixo acumulado e o piso do banheiro todo sujo. Os funcionários da empresa BRA ficaram acampados do lado de fora em protesto.
A greve começou na 2ª feira (13.set). O salário dos profissionais da limpeza, previsto para todo quinto dia útil do mês, ainda não foi pago.
No documento encaminhado à direção do hospital, o Gerente de Assistência Cirúrgica, Talles Raniere Martins, informa que mantém as marcações de 5ª feira (16.set) na espera de que a situação seja resolvida ainda hoje.
A Secretaria de Saúde informou que está previsto para esta quarta-feira o pagamento das empresas que realizam serviços de limpeza e também a segurança nas unidades hospitalares. De acordo com a nota, o Secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, ordenou ainda a imediata apuração do que motivou o atraso para evitar novas paralisações.