Com mais de 40°C, Rio de Janeiro bate recorde de calor no inverno
Altas temperaturas na estação surpreendem moradores do sudeste
SBT Brasil
Em pleno inverno, o calor dos últimos dias surpreendeu os moradores do sudeste do Brasil. No Rio de Janeiro, a temperatura desta 3ª feira (14.set) bateu o recorde da estação.
Em algumas regiões do Rio, os termômetros chegaram a 40,6ºC, perto da máxima registrada no mês de janeiro. A sensação foi ainda maior, 45,3ºC.
O dia em São Paulo também foi de muito calor, com temperaturas batendo os 33ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Itaquera, na zona leste, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) chegou a registrar 34,6ºC.
Os especialistas afirmam que isso não é raro, já que estamos em um momento de transição entre o inverno, frio e seco, e a primavera, uma estação mais quente e úmida.
"Nesses últimos dias, a gente teve um padrão bem conhecido, ele é chamado de pré-frontal, então quando os ventos quentes sopram lá do quadrante norte, noroeste, eles ganham bastante intesidade, e isso faz com que as temperaturas subam rapidamente no período da tarde. Esse padrão desses ventos mais quentes soprando em direção ao estado, ele muitas vezes antecede a chegada de uma frente fria", diz a meteorologista Dóris Palma.
Para a próxima 5ª feira (16.set), os meteorologistas não esperam mais que 20ºC ba capital paulista, além de risco de temporal no interior do estado.
Veja reportagem do SBT Brasil: