Paulistas acima de 60 anos receberão dose de reforço a partir de 6 de setembro
Governador João Doria anunciou a data em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
SBT News
O estado de São Paulo vai aplicar uma dose de reforço -- 3ª dose -- da vacina da covid 19 em todas as pessoas com mais de 60 anos a partir de 6 de setembro.
O anúncio foi feito no início da tarde desta 4ª feira (25.ago) em entrevista coletiva do governo paulista. Segundo o governador João Doria, a decisão foi finalizada hoje para aumentar a proteção deste público, diante do avanço da variante Delta no país.
"O estado de São Paulo está dando um exemplo e começa a vacinar essas pessoas a partir de 6 de setembro. São 900 mil pessoas", declarou o governador.
O coordenador do centro de contingência da Covid, Paulo Menezes, confirmou o avanço da variante do novo coronavírus "entendemos que é um passo a mais na segurança deste grupo receber a dose adicional".
João Gabbardo, coordenador executivo do centro, informou que é "fundamental antecipar a segunda dose com espaço menor do intervalo das vacinas e incluir a 3ª dose", disse ele, lembrando que vários países estão adotando a mesma medida. Ele destacou ainda que entre os imunossuprimidos, os transplantados terão prioridade na vacinação do reforço.
A 3ª dose será incluída no Programa Nacional de Imunização a partir de 15 de setembro, conforme anunciou o Ministério da Saúde. Ainda aguardando posicionamento oficial sobre uso da CoronaVac na dose de reforço, o governo paulista informou que terá doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan disponíveis para esta aplicação. O presidente do Instituto, Dimas Covas, afirmou que "o contrato com o Ministério da Saúde termina agora", sem quiser polemizar no anúncio do uso de outros imunizantes na 3ª dose no PNI.
+ 3ª dose em idosos começará em 20 dias, anuncia Ministério da Saúde