3ª dose em idosos começará em 20 dias, anuncia Ministério da Saúde
Vacina de reforço da covid-19 vai priorizar também os imunossuprimidos, como os transplantados
SBT News
O governo federal deve iniciar em 20 dias a aplicação da 3ª dose de reforço da vacina contra covid 19 em idosos e pessoas imunossuprimida, como os transplantados. A expectativa do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é que a imunização comece em 15 de setembro.
?? A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.
? Ministério da Saúde (@minsaude) August 25, 2021
Pelas redes sociais, o Ministério da Saúde também anunciou que a partir do mês que vem o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca passará de 12 para 8 semanas. As novidades foram decididas após reunião do governo, Conass, Conasems e Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19.
O governo dispõe do quantitativo de doses para vacinar este grupo, mas ainda estuda como vai fazer o planejamento com compra, distribuição e vacinação da 3ª dose nos profissionais de saúde e população adulta. Para isso, o Ministério da Saúde aguarda conclusão de estudos e disponibilidade de vacinas no mercado mundial.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou análises para dose de reforço com as vacinas Pfizer e AstraZeneca. Na última semana, em 18 de agosto, a diretoria da Anvisa também aprovou recomendação para a aplicação da 3ª dose em idosos e imunosuprimidos.
Veja reportagem do SBT Brasil: