Receita Federal apreende R$ 12 milhões em aparelhos TV Box adulterados
Mais de 20 mil aparelhos que permitiam sinal de tv paga pirata foram encontrados em vistoria no Porto de Santos, em SP
SBT News
Em uma operação realizada na 3ªfeira (3.ago), a Receita Federal, atuando em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apreendeu cerca de 20 mil aparelhos de TV Box, do tipo "desbloqueador de TV por assinatura via satélite", no Porto de Santos. A carga tem valor estimado de R$ 12 milhões. Os aparelhos foram adulterados de fábrica para realizar pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos.
Durante a fiscalização, foi observado que a totalidade da carga importada era composta por aparelhos popularmente conhecidos como 'TV Box', que são receptores FTA - de sinal aberto, normalmente transmitido por satélite e algumas vezes nos sinais VHF ou UHF.
Todos os equipamentos continham um sistema instalado que permitia o acesso ilegal e não autorizado a inúmeros canais de TV por assinatura e de outros aplicativos pagos, através de sua liberação ilegal aos sinais transmitidos por satélite.
Segundo a Receita Federal, a prática ilegal prejudica as empresas de telecomunicação e traz riscos à segurança.
Além disso, segundo as autoridades, alguns modelos podem provocar explosões, choques, exposição a campos eletromagnéticos acima dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ainda pode provocar interferência em redes celulares e até mesmo no tráfego aéreo.
O alerta ainda reforça que esses aparelhos também podem facilitar o acesso clandestino a dados pessoais, imagens, vídeos e informações financeiras dos usuários.