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INSS libera atendimento presencial para mais 12 serviços; confira

Medida visa atender demandas que não podem ser resolvidas remotamente

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Agendamento poderá ser feito a partir de 15 de julho | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
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Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliaram os serviços que podem ser realizados de forma presencial. A medida foi desenvolvida para atender as demandas que não podem ser resolvidas remotamente, pelo central telefônica ou pelo aplicativo do órgão.

A partir de 5ª feira (15.jul), os cidadãos poderão agendar o chamado "atendimento especializado" por meio da Central 135. Quem não conseguir fazer o agendamento por telefone deve se dirigir a uma agência da Previdência Social e marcar o dia e horário para o suporte.

Confira abaixo os serviços que poderão ser agendados:

- Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
- Consulta à consignação administrativa;
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
- Solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
- Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
- Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
- Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais.

Segundo o INSS, a ideia é "permitir que muitas pessoas, que não estavam conseguindo atendimento presencial por conta da pandemia, sejam atendidas numa agência do INSS, com horário marcado e toda a segurança".

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