INSS libera atendimento presencial para mais 12 serviços; confira
Medida visa atender demandas que não podem ser resolvidas remotamente
SBT News
Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliaram os serviços que podem ser realizados de forma presencial. A medida foi desenvolvida para atender as demandas que não podem ser resolvidas remotamente, pelo central telefônica ou pelo aplicativo do órgão.
A partir de 5ª feira (15.jul), os cidadãos poderão agendar o chamado "atendimento especializado" por meio da Central 135. Quem não conseguir fazer o agendamento por telefone deve se dirigir a uma agência da Previdência Social e marcar o dia e horário para o suporte.
Confira abaixo os serviços que poderão ser agendados:
- Apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
- Consulta à consignação administrativa;
- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
- Solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
- Pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
- Pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
- Pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais.
Segundo o INSS, a ideia é "permitir que muitas pessoas, que não estavam conseguindo atendimento presencial por conta da pandemia, sejam atendidas numa agência do INSS, com horário marcado e toda a segurança".