Frente fria: saiba como proteger a saúde do seu pet
Confira os cuidados recomendados pelos veterinários que incluem vacinação de gripe canina
SBT News
Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, os animais de estimação precisam de alguns cuidados especiais. Doenças como gripes, bronquites, pneumonias, tosse dos canis e alergia de pele são comuns nessa época do ano, mas podem ser evitadas.
De acordo com o centro de especialidades veterinárias Digitalvet, qualquer animal, em qualquer idade, pode sofrer com o inverno. Os dias mais curtos, a menor quantidade de luz natural e as temperaturas mais baixas provocam mudanças fisiológicas importantes.
Algumas raças, como o São Bernardo e o Husky Siberiano, adaptam-se melhor ao inverno. No entanto, há alguns grupos que exigem mais atenção. Pets com problemas crônicos, (especialmente ortopédicos e cardíacos), podem ter o quadro agravado durante o frio. Cães e gatos filhotes e idosos podem estar mais suscetíveis a doenças também, como a gripe canina e a rinotraqueíte viral felina (doença respiratória).
O principal cuidado com os pets no inverno é a vacinação contra a gripe canina. Para a imunização, a versão injetável exige duas doses ao ano e a versão intranasal, apenas uma.
Animais de pelagem curta e porte menor costumam sentir mais frio, por isso, o uso de roupinhas é essencial. Pets que moram em casinhas fora de casa merecem atenção especial: o local deve ser mantido bem vedado, com boa proteção contra o vento e a chuva. O uso de um cobertor ou outro material que isole o piso também garante maior conforto térmico.
Em relação à alimentação, a recomendação geral dos veterinários é aumentar em, no máximo, 20% a quantidade de comida para o pet no inverno. Diminuir a frequência de banhos nesta época também é recomendado, além de assegurar a secagem completa do animal.