Publicidade
Brasil

Volta a nevar no Rio Grande do Sul, com ocorrência de geada negra

Flocos tímidos apareceram em pelo menos 6 cidades gaúchas e animam o turismo da região

Imagem da noticia Volta a nevar no Rio Grande do Sul, com ocorrência de geada negra
Geada negra
• Atualizado em
Publicidade

Depois de uma 2ª feira (28.jun) gelada e com registro de neve em localidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o fenômeno se repetiu discretamente nesta 3ª feira (29.jun) em pelo menos seis cidades gaúchas: Gramado, Canela, Flores da Cunha, Farroupilha e Caxias do Sul, na Serra, e Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Relógio marca temperatura negativa em São José dos Ausentes, antes do amanhecer | Luciane Kohlmann
Relógio marca temperatura negativa em São José dos Ausentes, antes do amanhecer | Luciane Kohlmann

A mínima oficial no Sul, segundo a rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, se deu no alto do Morro da Igreja, entre Bom Jardim da Serra (SC) e Urubici (SC), com -7,5ºC. Em São José dos Ausentes (RS), uma das cidades mais frias do Brasil, o termômetro de rua registrou -4°C antes do nascer do sol, mas, por conta do vento, influenciado por um ciclone extratropical na costa uruguaia, a sensação térmica chegou a 9°C abaixo de zero. Teve ocorrência de geada negra no município. Esse tipo de gelo é mais raro e agressivo: congela e mata a vegetação pela seiva.

+ Santa Catarina registra neve pela primeira vez no ano

São José dos Ausentes tem quatro mil habitantes e 17 hotéis e pousadas. Com a expectativa de neve neste começo de semana, a rede ficou lotada. Faltou quarto para o sociólogo Luiz Roberto Möller, que chegou à cidade no comecinho da manhã. Ele deve procurar um município próximo. Em São Joaquim, onde costuma nevar em Santa Catarina, a rede hoteleira está lotada há alguns dias.
O frio que atinge o Brasil irá do Sul ao Norte, com exceção do Nordeste, segundo a Metsul Meteorologia.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade