SP: Receita Federal desmonta esquema para venda de mercadorias falsas
Depósito teria 1,5 milhão de pares de tênis falsificados, com valor de mercado de R$ 112 milhões
SBT News
A Receita Federal realiza nesta 3ª feira (27 abr.) uma operação para desmontar um esquema de venda de mercadorias falsificadas via e-commerce em São Paulo, com apoio da prefeitura e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O alvo é um imóvel de quatro andares, na região de Santo Amaro, zona sul da capital paulista, que estaria sendo utilizado para armazenar e distribuir os produtos ilegais.
Os agentes estimam que 1,5 milhão de pares de tênis falsificados, com valor de mercado de R$ 112 milhões, estão no local e serão apreendidos. A operação foi denonimada Patrão e, segundo a Receita, é a maior já feita envolvendo apreensão de mercadorias falsificadas para comercialziação em e-commerce.
+ Receita Federal apreende 347 mil dólares em absorventes e lenços de papeis
O suposto proprietário do imóvel inspirou o nome da ação, visto que possuiria diversos bens de luxo, adquiridos por meio de recursos ilícitos e registros no nome de outras pessoas. A prefeitura de São Paulo auxilia os agentes da Receita com a logística de remoção das mercadorias e interditará o depósito encontrado. Nele, estavam também 100 computadores.
De acordo com a Receita Federal, o esquema identificado lesa os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que trabalham corretamente, além de promover uma sonegação de impostos e violar direitos autoriais e de marcas, e os direitos dos consumidores. Os responsáveis serão denunciados por diferentes crimes, como o de contrabando.