Família que mora em ônibus faz vaquinha para conseguir casa
Casal e 6 filhos usam banheiro de estação no Brás, centro de SP. Motorhome não tem água encanada
Ônibus do tipo motorhome, sem manutenção, estacionado em rua do Brás, centro de SP
Primeiro Impacto
• Atualizado em
Publicidade
Um casal com seis filhos deu início a uma vaquinha virtual para tentar mudar a difícil situação em que vivem. Todos vivem em um ônibus no Brás, região central de São Paulo (SP).
A chegada da pandemia dificultou ainda mais a situação dos familiares, que não tem condições de pagar aluguel. Gilmar Braz, desempregado há mais de um ano, é restaurador: conserta e restaura instrumentos e brinquedos quebrados, de modo a vender os itens e garantir o sustento da família.
O ônibus, do tipo motorhome, fica em uma rua do tradicional bairro paulistano, mas não possui água encanada e nem saneamento. Para ir ao banheiro, a família usa as dependências do terminal de ônibus e metrô. O banho é tomado na escada do ônibus, perto da porta, com um balde e caneca. Doações de roupas e alimentos ajudam a família. No entanto, a situação piorou depois da pandemia.
A prefeitura chegou a multar o veículo no valor de R$ 18 mil por suposta irregularidade e abandono. No entanto, Gilmar afirma que a situação do ônibus é regular e está legalizado, com todas as taxas pagas.
O caso ganhou as redes sociais e, com a repercussão, a prefeitura recuou da multa e afirmou, em nota, que "ofereceu acolhimento" nos equipamentos de atendimento do município, mas que a família recusou. Agora, uma vaquinha virtual na internet foi aberta para arrecadar fundos, destinados a sair das ruas e comprar uma casa.
"É o nosso sonho mesmo. Porque aqui é um teto, mas a gente não está seguro. Os filhos da gente, pode ter o lugarzinho para dormir, aqui eles dormem todos no chão", conta a dona de casa Nilcéia Coutinho.
Até o momento, quase metade do valor pretendido ? R$ 200 mil ? foi arrecadado. "Essas pessoas que estão ajudando, quero agradecer de coração tudo o que estão fazendo por nós", afirma Nilcéia. As doações podem ser feitas neste link.