Publicidade
Brasil

Bolsa encerra a semana em nível recorde, acima de 125 mil pontos

Ibovespa registrou alta de 2,20%. Resultado de eficiência de vacinas é um dos fatores para índice positivo

Imagem da noticia Bolsa encerra a semana em nível recorde, acima de 125 mil pontos
Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade
O Ibovespa avançou nesta sexta-feira (8.jan) nos 125.076,63 pontos, o maior nível na história do índice. A alta registrada foi de 2,20%. 

O recorde da Bolsa de Valores se deve a um conjunto de razões. Para o economista e diretor da Mirae Asset, Pablo Spyer, a vitória do Partido Democrata sobre o Republicano no controle do Senado nos Estados Unidos na ultima 3ª feira (5.jan) abre caminho para o mandato do presidente eleito, Joe Biden, que governará com as duas Câmaras legislativas a seu favor, a dos Representantes e o Senado nos próximos dois anos.

Diante deste cenário, na tarde de hoje, Joe Biden se pronunciou e disse que com a queda brusca de 140 mil empregos não-agrícolas no mês de dezembro, pretende anunciar medidas de alívio fiscal urgente, sinalizando que a injeção de dinheiro na economia deve vir a qualquer momento.

Outro fator importante é o sentimento positivo do mercado por causa das vacinas. Um estudo preliminar da farmacêutica Pfizer/BioNTec em conjunto com pesquisadores da University of Texas Medical Branch divulgado hoje mostra que a vacina da Pfizer pode ser efetiva contra a nova mutação do coronavírus detectada no Reino Unido.

"A expectativa para os próximos dias é positiva. Quando começar a vacinação no Brasil a bolsa deve subir ainda mais", comenta Pablo Spyer. O economista ainda destaca um ponto particular interno do país que ajudou a alavancar a bolsa que é a expectativa de fusão das empresas Intermédica com a Hapvida.

Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora, lembra que essa é a nona alta nas últimas dez semanas. "O índice segue com sua tendência de alta iniciada na faixa de 94 mil pontos e hoje tivemos uma mudança de mão dos investidores, que aproveitaram para realizar lucro nas commodities e foram em busca das empresas ligadas à economia doméstica que não performaram neste começo de ano" diz. Ele atribui esse movimento ao fluxo de compra e a tendência de alta que está dominando o mercado neste começo de 2021.

Um bom exemplo de que o fluxo segue forte para a B3 é o resultado até o último dia 6 dos investidores estrangeiros na bolsa brasileira. O saldo líquido dos gringos está em R$ 3,84 bi neste começo de ano.

 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade