Jornalismo
"Benefícios da vacina superam os riscos", diz FDA
Especialistas da "Anvisa dos EUA" pedem confiança no processo de avaliação e que o imunizante da Pfizer/BioNTech atende os padrões exigidos
Cido Coelho
• Atualizado em
Publicidade
Integrantes do FDA, órgão equivalente à Anvisa brasileira, acreditam que vacina é segura e eficaz contra a covid-19 | Reprodução/FDA
Em conferência da Food and Drug Association (FDA, órgão equivalente à Anvisa no Brasil) dos Estados Unidos, na manhã deste sábado (12.dez) o chefe do órgão federal, Stephen Hahn, e o diretor de pesquisas biológicas, Peter Marks, fizeram uma coletiva de imprensa sobre os motivos da aprovação emergencial da vacina para os norte-americanos. Na avaliação deles, os benefícios da vacina da Pfizer/BioNTech superam os riscos.
SAIBA MAIS: O FDA ressaltou durante a coletiva que a vacina passou por avaliação de especialistas multi-disciplinares que fizeram a revisão minuciosa de todos os processos e dados fornecidos pelos laboratórios Pfizer e BioNTech.
Além disso, Stephen Hahn, chefe do FDA, destacou que países como Reino Unido, Canadá, Arábia Saudita e México foram os países que já aprovaram a aplicação do imunizante e reforçou que ainda assim, os processos de avaliação foram minuciosos e que a órgão federal buscará esclarecer a todos as informações que foram analisadas. "Publicaremos informações importantes para que entendam os riscos e benefícios. Dados de informações e quem deve receber a vacina. Tudo isso ajuda a esclarecer o público sobre a decisão do FDA", diz Dr.Hahn.
Para o chefe do FDA, as decisões foram baseadas em integridade científica e que "os benefícios [da vacina] superam os riscos".
Já para o Dr. Peter Marks, diretor de pesquisas biológicas, a vacina pode ser aplicada a partir de jovens de 16 anos. "É uma conquista memorável nos próximos anos. Os dados submetidos atendem os requisitos da FDA", comenta Dr. Marks. Além disso, o diretor destacou que os pesquisadores e envolvidos na avaliação trabalharam incansavelmente para conseguir aprovar a vacina contra a covid-19. Ele também reforça que o trabalho de avaliação da vacina não terminou, que ainda há muito para fazer para que a vacina tenha aprovação final. "O FDA continuará a fazer o monitoramento", diz.
O especialista reforça e apela aos norte-americanos que todas as vacinas analisadas e avaliadas pelo FDA são confiáveis. "O processo de revisão significa que os americanos podem confiar nas vacinas, não só da covid-19, mas todas as vacinas aplicadas nos Estados Unidos. Questionado pelos jornalistas durante a conferência, Dr. Marks observa que os dados levantados não apontaram relações alérgicas durante o estudo, mas em caso de suspeita de alergia, um médico deve ser procurado. E para a vacina fazer efeito é necessário que todos tomem às duas doses da vacina, para que o imunizante tenha eficiência.
"Recomendamos que as pessoas tomem duas doses da vacina, garantido a eficiência de 95% como foi citado", conclui.
ASSISTA A ÍNTEGRA DA COLETIVA - EM INGLÊS
Publicidade