Google Notícias lança o serviço 'Destaques'
SBT News está entre os 200 veículos do mundo que vão disponibilizar o conteúdo em novo formato
Publicidade
A empresa de tecnologia Google lança nesta quinta-feira (1 out.) no Brasil e Alemanha o serviço Google News Showcase, no Brasil será conhecido por 'Destaques'. O SBT é umas das 20 empresas de comunicação brasileiras que vão disponibilizar o serviço de informações, por meio do SBT News.
Isso acontece por meio do novo programa de licenciamento de conteúdo, em que a Google vai pagar mais de US$ 1 bilhão em três anos para apoiar veículos jornalísticos do mundo todo que fazem a produção e curadoria de notícias para o novo serviço. Ação é da Iniciativa Google de Notícias que investe em projetos de jornalismo ao redor do mundo.
O acordo foi assinado por mais de 200 empresas de comunicação e serviços informativos de Brasil, Argentina, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Austrália. O serviço começa nesta quinta no Brasil e na Alemanha e gradualmente chega nos outros países.
A proposta do Destaques é oferecer aos leitores mais contexto e outras perspectivas sobre noticiário, direcionando este público aos portais de jornalismo participantes do projeto. O serviço terá curadoria editorial de várias redações de renome mundial para oferecer o melhor serviço informativo para as pessoas.
Mais 20 veículos brasileiros vão disponibilizar seus conteúdos no novo serviço do Google News Destaques. Foto: Divulgação/Google
No Brasil, participam veículos de comunicação de alcance nacional, como SBT, Band, Folha de S. Paulo, Estadão, Abril, além de veículos de alcance regional como NSC, Grupo RBS, Diários Associados, Sempre Editora e entre outras.
Pelo mundo, publicações como Der Spiegel, Stern, Die Zeit, El Litoral, WAZ e Village Media são alguns dos veículos participantes.
O serviço deve chegar em breve na Índia, Bélgica e Holanda.
Como funciona o serviço?
O Destaques funciona como um composto de painéis de notícias, neles, os veículos podem organizar seus conteúdos que aparecem nos feeds de notícias dos leitores, para proporcionar a melhor experiência narrativa para o leitor, trazendo contexto e profundidade. Isso se dá por meio de recursos como linha do tempo, tópicos e artigos relacionados. Em breve, serviços de vídeos, áudios e resumos diários serão disponibilizados.
A curadoria do conteúdo fica por conta dos veículos responsáveis pela publicação, sendo assim, cada veículo pode expor seu formato editorial conforme cada contexto exposto no noticiário. Um assuto pode ser resumido ou pode ser expandido conforme a necessidade e a demanda pela informação.
Os painéis vão aparecer em feeds personalizados, ao lado de outros conteúdos separados por relevância. O leitor pode acessar os veículos de todos os parceiros e seguir as suas publicações ou reportagens favoritas para que sempre fiquem disponíveis para o seu acesso. O Destaques dará acesso para conteúdos fechados por 'paywall' para aprofundar a experiência do leitor.
"Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google", diz Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google.
Inicialmente, o serviço estará disponível no Google Notícias para o Android, e em breve deve ser disponível para o Google Notícias dos sistemas iOS.
Publicidade