Outubro Rosa: câncer de mama também pode atingir homens
Câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil, mas homens também precisam fazer exames preventivos
SBT News
Outubro é o mês de conscientização sobre câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no país, porém, a doença também pode atingir homens, que devem realizar os mesmos exames preventivos que as mulheres fazem.
O tumor em pacientes do sexo masculino costuma ser menos agressivo, mas o diagnóstico geralmente é tardio pela falta dos exames. Homens que têm câncer de mama, em geral, já nasceram com uma predisposição genética da doença, mas especialistas advertem para o risco do uso de anabolizantes, que contêm testosterona, que no organismo se transforma no hormônio feminino estrogênio.
Rosaldo Cantino, de 70 anos, foi diagnosticado com o câncer no começo de 2019, um ano e meio após sentir um caroço, que continuou crescendo, no local. Há quinze dias ele realizou uma cirurgia para remoção do tumor, que tinha o tamanho de um limão.
Os principais sintomas são dor e sangramento, mas mamas dilatadas também são um alerta. Tanto nos homens quanto nas mulheres, a doença pode atingir as axilas e causar metástase.
O tratamento é feito com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O auto exame é primordial para se detectar sinais da doença, e a prática tem que se tornar um hábito para homens também.
Em 2017, 16.927 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, e dentre elas, 203 eram homens.