Começa a Expointer da superação
Evento busca a retomada no Rio Grande do Sul, após o estado sofrer com as fortes chuvas do mês de maio que afetou duramente os produtores
Até o dia 1º de setembro, o agro brasileiro está voltado para a Expointer, em Esteio, a poucos quilômetros de Porto Alegre. Mesmo com o parque onde ocorre o evento tendo sido totalmente inundado pela tragédia em maio e apesar de algumas críticas, a feira promete ser a renovação do Estado.
+ Confira todas as colunas de Alessandra Bergman
A realização da feira foi um pedido dos próprios expositores, como os fabricantes de máquinas agrícolas e agroindústrias familiares, que veem na Expointer a grande oportunidade de voltar à ativa, retomar as vendas e fazer a roda girar novamente.
A feira também impulsiona a geração de empregos e renda, com cerca de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos durante a pré-montagem, realização e desmontagem do evento. Isso equivale à população de um município de médio porte no Brasil.
Trata-se de uma exposição gigantesca que ocupa uma área de 141 hectares, localizada estrategicamente às margens da BR 116, simbolizando a união perfeita entre o campo e a cidade.
+ Tratores "invadem" a capital dos gaúchos para pedir ajuda
O evento reúne máquinas agrícolas, agroindústria familiar, tendências em produção vegetal e animal, inovações em pesquisa e serviços, além de outros eventos ligados ao agro, lazer e compras.
Um dos grandes atrativos é a presença de animais. A Expointer é uma vitrine rural onde muitos visitantes têm contato com os bichos pela primeira vez.
Este ano, são mais de 4.800 exemplares de mais de 90 raças: vacas leiteiras, touros para corte, cavalos, búfalos, coelhos, cabritos, muares, chinchilas, entre outros.
Os animais atraem um grande público, especialmente as crianças, que adoram chegar perto de pôneis ou tirar fotos com ovelhinhas.
+ Confira todas as notícias do Agro
Além disso, o Rio Grande do Sul é berço de várias raças de gado europeu, como Angus, Devon e Hereford, que se adaptaram bem ao Sul do Brasil e se destacam na produção de carne.
Do ponto de vista técnico, as pistas da Expointer, onde são eleitos os Grandes Campeões, funcionam como uma poderosa ferramenta de seleção genética. Esse processo explica a alta qualidade da carne, conhecida como carne premium.
A Expointer também se destaca por atrair grandes produtores e compradores de todo o país. Mais de 60% das máquinas e implementos agrícolas são produzidos no Rio Grande do Sul, e muitos vêm do Centro-Oeste e de São Paulo para adquirir as mais recentes inovações e tecnologias.
Por fim, esta é a primeira grande feira após o lançamento do Plano Safra, o que garante a disponibilidade de crédito agrícola para o financiamento da próxima safra de verão e de máquinas. O produtor chega à feira com crédito em mãos, pronto para investir no futuro do agronegócio.