Colonizadores alemães e agricultores familiares, um brinde!
Há 200 anos, o povo alemão chegou às terras brasileiras e deixou como legado sua cultura e tradição
Se temos hoje a agricultura familiar, agradeça principalmente aos descendentes alemães, que comemoram 200 anos da imigração no Brasil.
+ Doença de Newcastle ataca frangos e compromete exportações no RS
Tudo começou em 1824, quando o primeiro grupo de alemães desembarcou nas então capital do Brasil, no Rio de Janeiro, para depois seguir para Nova Friburgo (RJ) e em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
À medida que chegavam aqui, fundaram 'colônias' de imigrantes, por isso até hoje são chamados de 'colonos'.
O Rio Grande do Sul foi o estado que mais recebeu imigrantes alemães, seguido por Santa Catarina.
Também houve imigração no Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Muitos eram agricultores; logo, plantaram arroz e batatas, começaram criações de vacas e galinhas, e construíram moinhos para produção de farinha.
Dessa forma, esses pequenos agricultores alemães foram os pioneiros na agricultura familiar brasileira, que hoje fornece 70% de todos os alimentos no Brasil e, segundo o IBGE, é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.
E quem é o agricultor familiar?
Você provavelmente conhece ou mora perto de algum. É a produção que utiliza, na sua maioria, a mão de obra da própria família, produz alimentos para consumo próprio e vende a outra parte.
A profissão é reconhecida no Brasil desde 2006.
Ainda sobre os alemães, é importante destacar que, no Brasil, hoje existem mais de cinco milhões de descendentes de alemães e eu me incluo entre eles!
+ Confira todas as colunas de Alessandra Bergmann
E mais: depois do português, o alemão é a língua mais falada no Brasil.
São Paulo tem mais de mil empresas alemãs e, por isso, é tida como a maior cidade industrial alemã fora da Alemanha.
E antes de encerrar, quero deixar um abraço a todos os motoristas, de trator, carro ou caminhão, que transportam o nosso alimento e também comemoram seu dia em 25 de julho, dia de São Cristóvão, mesmo dia dos colonos alemães.
Nosso muito obrigado e um abraço a cada um de vocês.