Quais os ingredientes de uma boa cerveja?
As cervejas são produzidas a partir de duas matérias primas principais: o lúpulo e a cevada
Em muitas cidades brasileiras, assim como acontece na Alemanha, outubro é o mês da OktoberFest, uma festa que combina música, alegria, comida típica alemã e cerveja.
Mas o que o Agro tem a ver com a festa?
Os ingredientes da Cerveja são só quatro: água, cevada, malte e lúpulo, a planta que dá "tempero", que dá aroma e amargor à cerveja.
O lúpulo é originário do hemisfério norte, as baixas temperaturas e a incidência solar são fundamentais e ele vem se desenvolvendo bem aqui no Brasil, onde tem como principal destino as cervejarias artesanais.
As flores do lúpulo, chamadas de cones, são verdes e o que realmente interessa -- e são usados -- são uns pontinhos amarelos dentro da flor, chamados de lupolina. A planta cresce muito alto, chega a 3, 4 metros, é bem interessante de ver. Ela não exige grandes extensões de terra para ser cultivada e tem alto valor agregado, por isso pode ser uma boa opção para os pequenos produtores.
Temos produção em 11 estados, com destaque para São Paulo, com pouco mais de 15 hectares, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A cidade de Teresópolis, na região Serrana do Rio, recebeu o título de Capital Nacional do Lúpulo por ser sede do primeiro viveiro de produção de mudas, autorizado pelo Ministério da Agricultura.
Até o final do ano a produção de lúpulo deve chegar a 88 toneladas e a expectativa é que, no ano que vem, o país supere a Argentina e se torne o maior produtor da América Latina, diminuindo a necessidade de importação pelas cervejarias brasileiras. Hoje, um quilo de lúpulo custa em torno de 100 reais.
A aceitação do mercado tem sido cada vez maior: pelo menos 110 cervejarias de 11 diferentes estados já utilizam o insumo nacional em suas produções. O frescor é um dos principais diferenciais apontados pelos cervejeiros, já que quase todo o volume importado é de uma a três safras passadas.
O que pouca gente sabe é que o lúpulo também tem fins terapêuticos. Utilizado contra insônia, estresse e ansiedade. E está enganado quem acha que cerveja é coisa de homem. Segundo pesquisadores, a produção de cerveja começou com as mulheres, que fabricavam a bebida há uns 5 mil anos, na cozinha de casa. Então, "prosit" como dizem os alemães, ou saúde!