Carlos Fávaro e Eduardo Leite prometem solução para crise no setor leiteiro
Estudo mostra redução de 60% no número de estabelecimentos de produção de leite no RS
Israel Fritsch
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta 5ª feira (31.ago), em evento na Expointer, em Esteio (RS), que a pasta investiga denúncias de que leite de fora do Mercosul está sendo triangulado pelo Uruguai e Argentina e que há produtos de baixa qualidade enviados para o Brasil. "Se descobrirmos que estão exportando produtos de má qualidade, vamos fechar a indústria", disse. Ele lembrou que foi criado o grupo de trabalho para reverter a crise relacionada à importação e à comercialização de leite no Brasil.
Em entrevista ao SBT Agro, o governador gaúcho, Eduardo Leite, comentou a crise no setor leiteiro e a disputa entre produtores brasileiros, argentinos e uruguaios. De acordo com ele, o maior impasse vem da Argentina. Um subsídio oferecido pelo governo de lá barateia o produto para importação no Mercosul e "acaba gerando um desequilíbrio concorrencial". Leite disse que atua com o governo federal para também criarem um subsídio para "proteger a nossa produção de leite".
Nesta semana, houve protesto de produtores durante o tradicional banho de leite realizado na Expointer. O evento integra a premiação das vacas leiteiras com maior produção no concurso da feira. Os produtores alegaram que foram abandonados pelo governo.
Confira a cobertura especial sobre a Expointer
Um estudo divulgado nesta 5ª feira (31.ago) pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) mostra que houve redução de 60,78% no número de pontos de produção de leite para a indústria no Rio Grande do Sul. Eram mais de 84 mil em 2015, e agora são 33 mil. Já o número de vacas leiteiras caiu 35% nesse período, segundo o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite. A principal dificuldade do setor, de acordo com o levantamento, é o preço do leite para metade dos estabelecimentos ouvidos.
Confira a entrevista completa do governador Eduardo Leite ao SBT Agro