Publicidade
Agro

Prêmio Agrishow: startup vencedora usa inteligência artificial no agronegócio

Ferramenta da Cromai classifica padrões de imagens coletadas por drones para detectar plantas daninhas

Imagem da noticia Prêmio Agrishow: startup vencedora usa inteligência artificial no agronegócio
vencedores da 2ª edição do Prêmio Agrishow de Startups
• Atualizado em
Publicidade

A 2ª edição do Prêmio Agrishow de Startups 2023 elegeu e apresentou nesta 5ª feira (4.mai) as soluções mais inovadoras à disposição do Agro em diversos setores. Produtores rurais estão entre os maiores beneficiados com o trabalho voltado ao reconhecimento das startups. Elas hoje atuam como os principais elos entre o homem do campo e os avanços tecnológicos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A Cromai foi a grande vencedora este ano e levou o Prêmio Agrishow de Startups. Por meio de inteligência artificial, a Agtech faz a identificação e classificação de ervas daninhas. O sistema mapeia a localização e o tipo de plantas invasoras. Com isso, o produtor rural pode melhorar a gestão das soluções e das aplicações de produtos necessários para resolver o problema. 

Para Henrique Del Pappa, sócio diretor da Cromai, vencer a premiação é uma sensação única, especialmente por estar na Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. "Foi a coroação de um trabalho em equipe", pontuou. 

A curadoria do Prêmio Agrishow de Startups e do Agrishow Labs ficou a cargo do Core Innovation Drive. "Os produtores rurais são os maiores beneficiados com uma premiação e um espaço direcionados às startups, pois são os principais elos de ligação entre o homem do campo e os avanços tecnológicos. O que há de mais moderno no setor está aqui", destacou Haroldo Franco Junqueira, CEO da Core Innovation Drive. 

A premiação teve como segundo colocado a Doroth, que elaborou testes rápidos para identificação de biológicos, em nível de DNA, a fim de facilitar a identificação e monitoramento de doenças foleares e a presença de ervas daninhas nas lavouras. Atualmente a startup já monitora mais de 240 mil hectares. 

Já o terceiro colocado foi a Krilltech, que desenvolveu a arbolina, uma nanopartícula que atua nas reações químicas das plantas e vegetais, funcionando como catalisadora das funções digitais, corrigindo rotas específicas das plantas, de acordo com suas necessidades. A inovação foi criada com o apoio da Universidade de Brasília e Embrapa. 

A feira

A Agrishow 2023 ? 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país, e este ano apresentou mais 800 marcas nacionais e internacionais. O evento contou com atrações como o "Agrishow Labs", uma arena para as startups apresentarem diversas soluções tecnológicas e inovadoras e a segunda edição do Prêmio Agrishow de Startups. A feira recebeu mais de 190 mil visitantes do Brasil e do exterior, entre o dia 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade