Meta AI é testado no WhatsApp, Instagram e Messenger em alguns países
Chatbot anunciado em setembro de 2023 foi projetado para interagir com usuários e mostra mudança de estratégia da big tech
Nesta sexta-feira (12), os usuários dos serviços de mensagens WhatsApp, Instagram e Messenger vão perceber algo novo. Um bot de inteligência artificial, o Meta AI, aparecerá na barra de pesquisa destes mensageiros.
Segundo o WABetaInfo, a mudança está presente nas versões dos smartphones Android, que o usuário só descobre a integração ao se fazer alguma pesquisa; e no iOS, que terá o ícone da Meta AI no campo de busca.
A barra de pesquisa está em testes na Índia e em partes da África e mostra que a big tech de Mark Zuckerberg usa outra estratégia ao distribuir a tecnologia e serviços de IA nas plataformas mantidas pela empresa, para enfrentar a OpenAI e seu ChatGPT.
Na Índia, mais de 500 milhões de pessoas utilizam o Facebook e o WhatsApp, sendo o maior mercado da Meta e, por isso, o país foi escolhido para os testes.
“Nossas experiências generativas baseadas em IA estão em desenvolvimento em várias fases e estamos testando uma série delas publicamente em uma capacidade limitada”, disse um porta-voz da Meta ao site TechCrunch.
Meta AI foi lançado em 2023
O Meta AI foi apresentado em setembro de 2023. Assim como o ChatGPT, Copilot e outros, é um chatbot que consegue tirar dúvidas dos usuários pelo chat, além de ter a capacidade de gerar imagens realistas a partir de comandos de texto (prompt).
Fugindo da defasagem em IA
A Meta corre contra o tempo para desenvover mais produtos com inteligência artificial. Ela busca manter os usuários em suas plataformas, quer reter os investidores que investem na empresa com estas novidades, além de fugir da defasagem que ficou na companhia, após outras empresas como a OpenAI, Microsoft, Google e outras avançarem rapidamente no desenvolvimento de seus produtos de IA.
Ainda esta semana a Meta anunciou em seu evento de IA em Londres que o seu grande modelo de linguagem (LLM) Llama 3 deve ser lançado em maio.
Ainda não há previsão de chegada do Meta AI no Brasil, pois os testes acontecem apenas nos países falantes da língua inglesa.