Meta deve lançar IA Llama 3 no próximo mês
Apesar do anúncio em Londres, big tech tem cautela no lançamento da sua inteligência artificial generativa
A Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou na última terça-feira (9), no evento Meta AI Day, em Londres, que planeja para maio o lançamento inicial da próxima geração de seu grande modelo de linguagem (LLM), para alimentar assistentes de inteligência artificial (IA), o Llama 3.
A informação coincide após a revelação de um relatório da big tech divulgado pelo site especializado The Information, de que a Meta estava prestes a lançar a nova versão da IA.
“No próximo mês, na verdade, menos, esperamos que em um período muito curto de tempo, esperamos começar a lançar nosso novo conjunto de modelos de base de próxima geração, Llama 3”, disse Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, para o site Tech Crunch.
Clegg disse que será uma série de lançamentos com várias versões do produto durante o ano. Vários produtos da empresa usarão o Llama 3.
Postura mais tímida
Após o baque no Vale do Silício, provocado pela OpenAI, com seu chatbot ChatGPT, pegando de surpresa as principais empresas de tecnologia do planeta, a Meta passou a se esforçar para alcançar o nível de qualidade da empresa de Sam Altman.
A Meta vem adotando uma postura mais tímida e cautelosa com a tecnologia de IA.
Pois, seus modelos como Llama 2, lançado em julho de 2023, e o Llama 1, que vazou na internet, a empresa vem sofrendo duras críticas devido às limitações de suas IAs generativas e por não acompanhar o ritmo de desenvolvimento perante suas concorrentes.
A big tech aposta que o Llama 3, supere as dificuldades anteriores, limitações e críticas, inovando no desenvolvimento do chatbot mais ágil, que dê respostas com mais precisão e que consiga fazer tarefas mais complexas com mais eficiência para atrair os usuários que já usam outros chatbots mais eficazes.
IA em código aberto
A família Llama é desenvolvida em código aberto e a Meta espera que a terceira geração da LLM possa ter cerca de 140 bilhões de parâmetros, quase o dobro da geração anterior, quando o Llama 2 possui 70 bilhões de parâmetros.
A empresa ainda considera questões importantes para fazer um lançamento apressado da IA. São considerados a geração de texto, segurança, latência e facilidade de uso para a geração de imagens.