Projeto leva ovelhas a hospitais de Curitiba para ajudar na recuperação de pacientes
Iniciativa de estudantes de veterinária busca reduzir ansiedade e estresse com visitas terapêuticas
Elisa Rossato
O que duas ovelhas fazem no quarto de um hospital? Levam alegria, carinho e ajudam na recuperação de adultos e crianças. Essa é a proposta do "Inspira Sheep", projeto criado por estudantes de veterinária de uma universidade de Curitiba que promove visitas terapêuticas com ovelhas para pacientes internados.
+ Quer que seu cachorro preste atenção aos seus comandos? Pesquisa revela a melhor técnica
As visitas acontecem uma vez por mês e têm como objetivo reduzir o estresse causado pelo tratamento médico. A presença dos animais no ambiente hospitalar é respaldada por estudos científicos que comprovam os benefícios do contato com bichos para o bem-estar emocional dos pacientes. Em alguns casos, a terapia pode até diminuir o tempo de internação.
"São dóceis, já sabem o que fazer. A Côco até encosta a cabecinha na cama para receber carinho", conta Jacqueline Avanci, diretora do hospital Ônix Batel, onde a ação ocorre.
+ Brincar com cães ajuda a reduzir estresse e melhorar estabilidade emocional, diz estudo
No hospital, as ovelhas percorrem as alas com naturalidade – mas com todo cuidado de limpeza para que elas possam transitar pelo hospital sem oferecer risco ao paciente. A interação com os animais já faz parte da rotina. Maria Christine Cintra, professora do curso de veterinária da Unicesumar, é uma das responsáveis pelo projeto.
Richard Zaze, de 12 anos, que está em tratamento contra a leucemia há três meses, não escondia a empolgação com a visita das ovelhas. Sua mãe, Jucemara, promotora de eventos, também se emocionou ao ver o filho feliz. "É uma alegria para ele e para nós. Agradeço de coração por esse momento", disse.
O projeto começou a ganhar visibilidade em setembro de 2023, quando o SBT mostrou a iniciativa com os filhotes, que agora cresceram e continuam levando conforto a quem mais precisa.
+ Cão 'salsicha' deve ser proibido? Veja o que considerar na hora de comprar ou adotar seu cachorro