Parque do Utinga vira referência em lazer, esporte e inclusão durante férias escolares em Belém
Com programação gratuita e diversificada, espaço recebe milhares de crianças, jovens e idosos em atividades que estimulam convivência, saúde e bem-estar
SBT Brasil
Uma iniciativa inédita está movimentando as férias escolares em Belém e transformando a rotina de crianças, adolescentes e até idosos. Com uma programação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, o Parque do Utinga se tornou um dos principais pontos de lazer e inclusão social da capital paraense.
+Dragagem de rios gaúchos divide opiniões como solução contra enchentes
"Tivemos aproximadamente 10 mil inscritos. É muito interessante, inclusive pelo valor da memória afetiva das crianças, porque é um espaço lindo. Elas têm a chance de aprender ou conhecer esportes como tênis, beach tênis, skate... Nós fornecemos os materiais esportivos para possibilitar essa experiência”, explica Gisele Almeida, diretora técnica da Secretaria de Esporte e Lazer do Pará (Seel).
Nos fins de semana, o parque também permanece aberto ao público. Para a estudante Maria Fernanda Reis, a experiência representa uma pausa bem-vinda da rotina em casa: “Na minha casa, eu ia estar no sofá, no celular. Aqui, estou jogando futebol”, conta.
+Mega-Sena: Resultado do concurso 2887 é divulgado; confira dezenas sorteadas
“Esse tipo de dispositivo nas cidades é muito importante. Ele dialoga com áreas como cultura, segurança, educação e saúde. Cria um sentimento de pertencimento na comunidade”, avalia o sociólogo Renan Bezerra.
Segundo ele, o sucesso do projeto depende do envolvimento conjunto de escolas, famílias e instituições públicas.
“Você tira a criança da ociosidade, das telas. Ela passa a movimentar o corpo e a mente, melhora a coordenação motora e vive a infância com mais qualidade.”