Publicidade
Saúde

Parassonia: o que é distúrbio que defesa usou para livrar lutador de prisão por tentativa de feminicídio

Justiça decidiu que Vinícius Batista Serra não pode ser responsabilizado por agredir Elaine Caparroz durante quatro horas; entenda

Imagem da noticia Parassonia: o que é distúrbio que defesa usou para livrar lutador de prisão por tentativa de feminicídio
Parassonia | Unsplash
,
Publicidade

Andar, correr, falar e comer. Tudo isso é possível quando se está dormindo, caso a pessoa esteja sofrendo de hipnofrenose, ou mais popularmente conhecida como sonambulismo, que também é uma forma de parassonia.

+ Agressor de paisagista cometeu crime durante sono e não pode ser responsabilizado, diz Justiça

No entanto, essas atividades podem ir além.

"As parassonias estão relacionadas a alguma disfunção de vias ou núcleos responsáveis pela manutenção do tônus (força) muscular, levando o paciente a alternar de maneira inconsciente entre sono e vigília, onde não há como a pessoa responder por seus atos juridicamente uma vez que ela não está consciente", explica o neurologista Flavio Sekeff Sallem

O argumento da parassonia foi utilizado pela defesa do lutador de jiu-jitsu Vinícius Batista Serra para que ele não seja responsabilizado por uma tentativa de feminicídio e agressão contra a paisagista Elaine Caparroz, em 2019, em um apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Seus advogadas convenceram a Justiça do Rio que Vinícius tem o distúrbio do sono.

Sekeff pondera que é preciso passar uma polissonografia detalhada para determinar se ele tem um "sonambulismo dessa magnitude" e que, apesar de bastante incomum, as crises de sonambulismo podem durar horas.

Vítima das agressões, Elaine recebeu a sentença com indignação. Segundo ela, é uma decisão devastadora e que dá a sensação de que o Brasil é o país da impunidade. Elaine diz que se recuperou fisicamente, mas que as sequelas psicológicas e o trauma nunca vão passar. Em conversa com o SBT Rio, ela afirmou que vai até as últimas consequências.

"Eu vou até as últimas consequências, não me conformo com essa decisão. Sou uma mulher, vítima de tentativa de feminicídio, que quase morreu e foi abandonada pelo sistema de Justiça. Mas agora, graças a Deus, tenho advogadas como a Gabriela Manssur que vão lutar pelos meus direitos. Eu conto também com o apoio da sociedade. Precisamos estar unidas para vencer o machismo institucional", disse Elaine.
Elaine teve o rosto desfigurado, fraturou costelas e teve o pulmão perfurado | Reprodução
Elaine teve o rosto desfigurado, fraturou costelas e teve o pulmão perfurado | Reprodução

O desembargador da 7ª Câmara Criminal do Rio também decidiu que o agressor não vai precisar pagar a indenização para a vítima. Vinícius ficou obrigado somente a continuar com tratamento ambulatorial para tomar medicações referentes à doença. Mensalmente ele deve passar por reavaliações e só será internado a depender dos resultados.

O que é parassonia?

De acordo com o Hospital Albert Einstein, as parassonias são comportamentos que acontecem de forma episódica, não são desejáveis e, geralmente, ocorrem no início e durante o sono: no período de sono REM ou NREM.

Apesar de serem mais comuns na infância, em alguns casos podem continuar na fase adulta.

A grande maioria dos casos ocorre por predisposição genética e a doenças neurodegenerativas, como Parkinson, segundo Sekeff. Eles são dividido em três tipos:

Parassonias do sono NREM: Ocorre no sono profundo e é caracterizado desde sonambulismo com comportamentos automáticos, como sentar na cama, levantar e andar, até despertar confusional, que pode envolver comportamentos agressivos, além de fala arrastada e sudorese, além de despertar para comer.

Parassonias do sono REM: pesadelos e quando pessoa acorda assustada e não perde a força muscular durante o sono, conseguindo realizar movimentos normalmente;

Enurese Noturna: eliminação de urina no período noturno de forma involuntária, podendo também estar associada a parassonias do sono NREM e apneia obstrutiva do sono. Costuma acometer crianças com até cinco anos de idade;

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por polissonografia e histórico clínico. O tratamento para parassonias pode envolver, além de medicamentos específicos como benzodiazepínicos e melatonia com presrição médica.

Medidas como evitar uso de cafeína e a privação de sono e higiene do sono podem ser fatores preventivos. No caso da enurese noturna em adultos, é necessário investigar as causas renais e de sono por trás do distúrbio.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade