Publicidade
Saúde

Casos de gripe quase dobram no Brasil e governo emite alerta nacional

Ministério da Saúde libera verba extra para o SUS após alta de 91% nas infecções respiratórias nas últimas duas semanas

• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (13) um alerta sobre o aumento expressivo dos casos de gripe e outras infecções respiratórias no país. A medida veio um dia após a divulgação de um boletim da Fiocruz que aponta crescimento de 91% nos registros de gripe, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) se concentra principalmente nos estados da região Centro-Sul. Os principais responsáveis pelas internações são os vírus da Influenza A e o vírus sincicial respiratório, que afetam o nariz, garganta e pulmões.

Segundo a Fiocruz, 21 das 27 unidades federativas estão com incidência de gripe em nível de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento a longo prazo.

+ Casos de síndrome respiratória grave sobem 91% no Brasil, alerta Fiocruz

Reforço no SUS

Diante do cenário, o governo federal liberou R$ 50 milhões para reforçar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na ampliação da assistência a adultos com sintomas respiratórios graves.

A principal orientação das autoridades de saúde continua sendo a vacinação. Até agora, foram aplicadas pouco mais de 36 milhões de doses da vacina contra a gripe, o que representa menos de 40% da cobertura esperada entre os grupos prioritários.

Publicidade

Assuntos relacionados

Gripe
Vacina
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade