Política

Senado deve votar até terça (11) projeto que dobra imposto de bets e aumenta tributos de fintechs

Texto deve ter caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ou seja, não precisará ir ao plenário se for aprovado no colegiado

Imagem da noticia Senado deve votar até terça (11) projeto que dobra imposto de bets e aumenta tributos de fintechs
Bets | Divulgação/Tânia Rêgo/Agência Brasil
Publicidade

O Senado deve votar até terça-feira (11) o projeto que aumenta tributos de fintechs e apostas online, as bets. A proposta (PL 5.473/2025) foi relatada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que se reuniu nesta semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir ajustes no texto e buscar apoio para a tramitação.

Segundo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), o texto deve ter caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), ou seja, não precisará ir ao plenário se for aprovado no colegiado.

+ Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil; projeto vai ao plenário

"Nós vamos votar no mais tardar terça-feira. O despacho do presidente Davi Alcolumbre foi no sentido de que a tramitação na CAE terá caráter terminativo", afirmou Renan.

O projeto eleva a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 9% para 15% para fintechs, instituições de pagamento, administradoras de mercado de balcão, bolsas de valores e de mercadorias. Já as sociedades de capitalização e as instituições de crédito, financiamento e investimento passarão de 15% para 20%.

No caso das bets, o texto dobra a Contribuição sobre a Receita Bruta de Jogo, que sobe de 12% para 24%. A proposta ainda cria o Programa de Regularização Tributária para Pessoas Físicas de Baixa Renda (Pert-Baixa Renda) e corrige distorções em remessas de lucros e dividendos ao exterior.

+ Sabatina de Gonet para recondução à PGR será em 12 de novembro; relator deu parecer favorável

Eduardo Braga reconheceu que o texto aumenta a carga tributária de vários setores, mas defendeu o debate:

"Uma questão extremamente justa é a majoração da contribuição das bets de 12% para 24%. Isso vai enfrentar brutal resistência. E, mais uma vez, serei atacado pelos lobistas, que só querem ganhar dinheiro em detrimento do país", disse.

O senador também pretende conversar com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para garantir uma tramitação consequente da proposta nas duas Casas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade