Líder iraniano Ali Khamenei faz primeira aparição pública após trégua com Israel
Aiatolá participou de cerimônia religiosa após período escondido durante conflito que deixou mortos e feridos em ambos países

SBT News
com informações da Reuters
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, apareceu publicamente neste sábado (6) em um evento religioso, após dias de guerra aérea entre Irã e Israel. A cerimônia foi transmitida pela TV estatal e marcou a celebração de Ashura, data sagrada para os muçulmanos xiitas.
Khamenei estava com a localização mantida em sigilo desde o início do conflito, que matou importantes comandantes iranianos e cientistas nucleares. Essa foi a primeira aparição pública dele desde 13 de junho — até então, o líder só havia feito pronunciamentos gravados.
De acordo com a Reuters, Israel teria cogitado assassinar Khamenei durante o conflito, mas o ex-presidente Donald Trump teria vetado o plano.
Posteriormente, Trump afirmou que os EUA e Israel não tinham intenção de matar o aiatolá, mas que “os planos poderiam mudar”, dependendo do andamento da guerra.
Em entrevista à ABC News, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a morte de Khamenei “acabaria com o conflito” entre os dois países.
A guerra entre Irã e Israel durou 12 dias, terminando com uma trégua em 24 de junho. No período, os países trocaram ataques aéreos, que resultaram em 935 mortos e 5.332 feridos no Irã, e 28 mortos e 3.238 feridos em Israel, segundo dados oficiais.
Os Estados Unidos também entraram no conflito em 21 de junho, atacando instalações nucleares iranianas. Khamenei declarou vitória e negou grandes prejuízos, enquanto Trump afirmou que o programa nuclear do Irã foi “destruído”.
Leia também:
Ali Khamenei declara vitória sobre Israel na primeira aparição pública desde início de cessar-fogo
+ Trump diz que Irã não reconstruirá usinas nucleares e que país não será mais atacado por Israel