General russo é morto em explosão de carro-bomba em Moscou
Fanil Sarvarov, chefe do departamento de treinamento operacional das Forças Armadas da Rússia, foi a vítima do ataque



SBT News
com informações da Reuters
Um general russo morreu após a explosão de um carro-bomba em Moscou nesta segunda-feira (22), informou o Comitê Investigativo da Rússia. Segundo o órgão, o tenente-general Fanil Sarvarov, chefe da Diretoria de Treinamento Operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, foi a vítima do ataque.
“O Comitê Investigativo da Rússia abriu um processo criminal por homicídio em razão da explosão de um carro na rua Yasenevaya, em Moscou, que matou o tenente-general, chefe do treinamento operacional do Estado-Maior das Forças Armadas da Federação Russa, Fanil Sarvarov”, afirmou a porta-voz do comitê, Svetlana Petrenko, em coletiva de imprensa.
Ainda de acordo com Svetlana, uma das linhas de investigação apura a possibilidade de a bomba ter sido plantada por serviços especiais ucranianos.
“A perícia no local segue em andamento. Os investigadores irão determinar os exames necessários, incluindo análises forenses e de explosivos. Testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas. Diversas versões do crime estão sendo examinadas, uma delas envolve a possível participação dos serviços de inteligência ucranianos na organização do atentado”, informou.
Veículos de imprensa russos relataram que a explosão do carro aconteceu por volta das 7h da manhã.
O serviço de segurança da Ucrânia já havia reivindicado a autoria de um ataque semelhante contra um oficial russo de alta patente em dezembro de 2024.
Na ocasião, o tenente-general Igor Kirillov, chefe das forças de proteção nuclear, biológica e química do Exército russo, foi morto por uma bomba escondida em um patinete elétrico do lado de fora de seu prédio, um dia após Kiev apresentar acusações criminais contra ele. O assessor de Kirillov, Ilya Polikarpov, também morreu no atentado.









