Após terremoto na Califórnia, serviço meteorológico dos EUA descarta risco de tsunami
Alerta de ondas gigantes chegou aos celulares de moradores do estado. Tremor de magnitude 7.0 abalou a região costeira nesta quinta-feira (5)
SBT News
Moradores da Costa Oeste dos EUA foram surpreendidos, nesta quinta-feira (5), por um alerta de tsunami feito pelo Serviço Nacional de Meteorologia, que informava "uma série de ondas poderosas e correntes fortes" que poderiam atingir o litoral depois de um terremoto de 7.0 de magnitude na Califórnia.
O alerta foi cancelado quase 1 hora depois da mensagem chegar ao celular de menos 5,3 milhões moradores no estado, após a possibilidade de tsunami ser descartada pelo serviço meteorológico.
"Você está em perigo. Afaste-se das águas costeiras. Vá para terrenos altos ou para o interior agora. Mantenha-se longe da costa até que as autoridades locais digam que é seguro retornar", informava a mensagem
O terremoto ocorreu às 10h44 (horário local) a Oeste de Ferndale, uma pequena cidade no condado costeiro de Humboldt, perto da fronteira com o Oregon, de acordo com o centro de pesquisas geológicas dos EUA (United States Geological Survey).
+Rebeldes sírios tomam Hama, cidade estratégica para o regime de Bashar al-Assad
O fenômeno atingiu quase 500 milhas (805 quilômetros) de litoral, da borda da Baía de Monterey, na Califórnia, ao norte, até o Oregon. Os moradores de São Francisco sentiram o chão tremer por alguns segundos, com abalos secundários menores na sequência. Não houve relatos imediatos de grandes danos ou ferimentos.
Várias cidades implementaram planos de evacuação como precaução, pedindo aos moradores que seguissem para terrenos mais altos ou mais para o interior. Visitantes do zoológico de São Francisco foram imediatamente retirados do local e os animais enjaulados. Todo o tráfego foi interrompido em todas as direções através do túnel subaquático entre San Francisco e Oakland.
*com informações da AP