Publicidade
Mundo

Alckmin não menciona estado de saúde de Lula em agenda com premiê eslovaco

Primeiro-ministro da Eslováquia desejou melhoras a Lula no começo do discurso e convidou Brasil para visita deEestado

Imagem da noticia Alckmin não menciona estado de saúde de Lula em agenda com premiê eslovaco
Geraldo Alckmin recebe Robert Fico no Palácio do Itamaraty - Geraldo Alckmin recebe Robert Fico no Palácio do Itamaraty - Cadu Gomes/VPR
Publicidade

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, se reuniu com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, nesta terça-feira (10), no Palácio do Itamaraty. No começo da declaração à imprensa, Alckmin transmitiu cumprimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Fico, mas não mencionou o estado de saúde do titular Presidência da República.

+ Lula não tem lesão cerebral nem sequelas, diz equipe médica

“Presidente Lula me pediu que transmitisse afetuoso abraço e que compartilhasse sua alegria de recebê-los. Aliás, é a primeira vez que um primeiro-ministro da Iugoslávia (Eslováquia) visita o Brasil. E nós estamos felizes e honrados. Ficamos satisfeitos em constatar sua plena recuperação após atentado sofrido em maio deste ano. Sua presença hoje é uma oportunidade para repudiar com veemência a violência política, independentemente de sua cor ideológica”, disse Alckmin.

Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia de emergência para realizar a drenagem de um hematoma na cabeça. Após exames em Brasília por sentir fortes dores na cabeça, Lula desembarcou na capital paulista às 23h e foi direto ao hospital para ser operado.

+ Haddad diz que Lula, Pacheco e Lira já fecharam acordo sobre emendas parlamentares

Robert Fico também aproveitou para desejar melhoras ao presidente Lula e relembrou do primeiro encontro que teve com o presidente brasileiro, ainda no primeiro mandato, em 2003. O eslovaco definiu Lula como um líder de nível mundial.

"Gostaria de mandar, em nome da delegação eslovaca, mas também em nome do povo da nossa nação, todo o nosso abraço ao presidente Lula como também o nosso desejo de uma rápida recuperação, pois o mundo precisa de personalidades como o presidente dos senhores", disse Fico.

“Eu me encontrei com ele pela primeira vez em São Paulo em 2003, numa reunião de partidos socialistas, e desde aquele momento eu me convenci do fato de que ele é um líder de formato mundial. Portanto, desejamos melhoras ao presidente Lula e ficarei muito feliz de poder dar as boas-vindas a vocês na Eslováquia a uma visita oficial no mínimo de tempo possível”, disse o eslovaco.

Assinatura de atos

Geraldo Alckmin e Robert Fico tiveram uma reunião bilateral seguida de uma cerimônia de assinatura de atos de cooperação em áreas como defesa, inteligência e assuntos relacionados à União Europeia. Alckmin ainda mencionou o apoio eslovaco à assinatura do acordo de cooperação entre Mercosul e União Europeia.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade