Economia

IPTU 2026: Prefeitura de SP divulga calendário para pagamento

Consulta online aos valores será aberta em 15 de janeiro e o pagamento da 1ª parcela ou à vista começa em fevereiro, com desconto de 3% para quitação total

Imagem da noticia IPTU 2026: Prefeitura de SP divulga calendário para pagamento
IPTU 2026: consulta de valores será aberta em 15 de janeiro, no site da prefeitura | Reprodução
,

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (2) o edital do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026, que traz o calendário de entrega das notificações de lançamento e as datas de vencimento do imposto. A consulta aos valores será liberada em 15 de janeiro, de forma exclusivamente online.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para pagamento à vista ocorre em fevereiro de 2026. O imposto pode ser quitado em cota única com 3% de desconto ou parcelado em até 10 vezes.

Como consultar os valores do IPTU 2026?

A consulta será aberta em 15 de janeiro, no site oficial da prefeitura. Os contribuintes poderão acessar o edital e conferir os valores e vencimentos.

O que muda no envio das parcelas em 2026?

Pela primeira vez, a prefeitura não enviará uma 2ª correspondência com as demais parcelas para quem não pagar à vista. Quem optar pelo parcelamento deverá emitir as parcelas restantes pela internet.

A revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), aprovada na Câmara Municipal em outubro de 2025, deve beneficiar 1,5 milhão de imóveis residenciais a partir de 2026.

  • Mais de 1 milhão ficarão totalmente isentos do imposto;
  • Outros 540 mil terão descontos proporcionais, conforme a faixa de valor venal.

A atualização também mantém a trava de reajuste em até 10% para imóveis residenciais e comerciais, garantindo previsibilidade para famílias e empreendedores.

A revisão atendeu à lei que determina a atualização no 1º ano de cada mandato, com critérios técnicos e sem aumento de carga tributária.

PIX poderá ser usado para pagar o IPTU 2026

Em 2026, os contribuintes poderão utilizar o PIX como forma de pagamento. Para emitir a guia com o QR Code, o cidadão deve acessar somente o portal oficial da Secretaria Municipal da Fazenda.

A prefeitura alerta que não envia cobranças, links ou QR Codes por e-mail, SMS ou WhatsApp e o beneficiário deve constar como Secretaria Municipal da Fazenda. O QR Code deve ser emitido pelo Banco Bradesco S/A.

Onde pagar o IPTU 2026?

O imposto poderá ser pago:

  • Pelo internet banking ou autoatendimento dos bancos conveniados (sem necessidade de impressão);
  • Nos guichês de caixa, lotéricas e casas lotéricas (com o documento impresso em mãos).

A Secretaria Municipal da Fazenda reforça que a comunicação oficial do IPTU ocorre apenas por notificação física ou pelos sites oficiais do município.

Edital do IPTU 2026

IPTU 2026: Prefeitura de São Paulo divulga calendário para pagamento | Foto: Divulgação/Prefeitura de SP
IPTU 2026: Prefeitura de São Paulo divulga calendário para pagamento | Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

Últimas Notícias