Retirada das grades de proteção que cercam Palácio do Congresso começa nesta terça-feira
Grades foram instaladas de forma permanente após os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023; colocação/retirada dos equipamentos é de responsabilidade da Câmara dos Deputados
A retirada das grades de contenção que cercam o Palácio do Congresso Nacional será feita pelo Departamento Técnico da Câmara dos Deputados, a partir desta terça-feira (9.jan), informou hoje a assessoria de imprensa da Casa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As grades passaram a cercar permanentemente o palácio após os ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Até então, elas só eram colocadas em ocasiões específicas.
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou durante o ato “Democracia Inabalada”, na segunda-feira (8.jan), que as grades seriam retiradas.
"Para que todos tenham a compreensão de que esta Casa é a Casa deles, é a Casa do povo, é a Casa de representantes eleitos, onde as decisões devem ser tomadas para o rumo do Brasil", pontuou.
Nesta terça, inicialmente, a reportagem procurou o Senado Federal para perguntar quando e por quem seria feita a retirada, e a assessoria de imprensa da Casa disse que esta foi solicitada por memorando à Câmara dos Deputados, "responsável pela colocação/retirada dos equipamentos".
À assessoria de imprensa da Câmara, então, o SBT News perguntou quando começaria, se a Polícia Legislativa seria responsável por fazer a retirada e se havia um horário previsto para começar. Essa última informação não foi citada na resposta.